VPPB, vamos entender um pouco mais?

A Vertigem (tontura) Posicional (postural) Paroxística (início súbito) Benigna (com boa evolução) é uma doença de tratamento não medicamentoso, para isso, precisa ser bem diagnosticada. Existem mais de 40 doenças que causam quadros de vertigem (tontura), porém a VPPB corresponde a 70% delas. Suas crises, como o nome diz, tem início súbito, podendo durar segundos ou loucos minutos, porém o mal estar chega a durar o dia todo, como uma ressaca.

Como saber então o que você tem? Primeiro perceba como e quando os sintomas começaram, coisas que aconteceram antes como traumas simples como bater a cabeça em um armário superior, ficar muito tempo com a cabeça inclinada (como em um cabeleireiro no lavatório, ou em um dentista para fazer um procedimento mais longo), ou simplesmente acorda com a sensação de estar tudo girando. Na maioria dos quadros não tem causa definida. Apresenta uma incidência maior em mulheres e em pessoas acima de 50 anos, mas também pode ocorrer em jovens sendo a sintomatologia de início abrupto.
Tontura ao levantar, deitar, virar-se de lado na cama, bem como virar a cabeça para o lado, olhar para o alto ou para baixo costumam ser os movimentos que iniciam uma crise.

Os sintomas são bem importantes e angustiantes, descritos como estar caindo em um buraco sem fim, sensação de estar tudo girando e outros parecidos, esses sintomas geralmente não são acompanhados por náuseas, porém elas podem ocorrer.

A VPPB pode ser unilateral ou bilateral, quando presente dos dois lados, trata-se o lado com sintoma mais importante primeiro, por isso, sempre antes de iniciar uma manobra o profissional testará novamente para confirmar o diagnóstico que pode alterar-se e tratar corretamente o problema! Aqui atenção! Mesmo parecendo serem simples, as manobras requerem um profissional especializado, pois a pessoa acometida, pode ter sintomas que devem ser monitorados durante as manobras e a realização de uma manobra incorreta pode agravar o quadro.

Geralmente após o primeiro atendimento já ocorre uma melhora importante do quadro e a maioria dos casos se resolve com até três atendimentos.

Essa doença é causada pelo deslocamento de cristais microscópicos chamados de debris otocôniais (junção das otocônias) que migram para estruturas do nosso labirinto, esses cristais causam um “turbilhão” na endolinfa (líquido dentro do labirinto) que gera um estímulo anormal causando a vertigem.

O tratamento consiste em descobrir onde estão as partículas exatamente através de exame clínico e reposicionar essas partículas que causam a VPPB! É comum uma grande melhora do quadro após o primeiro atendimento.

Procure um especialista!

Comments are closed.