Fascias e espaços corporais 

Esse tecido que no início dos estudos da medicina era descartado, como algo inútil, chamado de Fáscia, é um tecido que envolve como uma roupa justa, todo o nosso corpo.
O seu nome, que deriva do latim, tem o significado de faixa.

Imagine uma roupa justa, que envolve todo o seu corpo, com uma leve tensão, que cede e restringe movimentos, direciona, estabiliza, permite que o seu corpo dê um grande salto e todos os seus órgãos permaneçam no local e tudo no seu corpo continue funcionando bem.

As fáscias envolvem todo o corpo em camadas, sendo elas, superficial, profunda e visceral, proporcionando a continuidade do corpo, sob tensão a fáscia muda a sua consistência tornando-se mais fluida e permitindo que as estruturas por ela envolvidas se adaptem. Caso essa tensão ou esforço permaneça por muito tempo, de forma exagerada, ela perde a sua plasticidade, tornando-se mais densa e espessa.

Com esse envelopamento, embrulho, a fáscia acaba fazendo papel de sustentação e até mesmo imunitária. Tem a capacidade de proteger e adaptar os movimentos do nosso corpo quando necessário, para proteger uma região do corpo que esteja machucada, solicitar mais músculos respiratórios em uma situação de emergência e tantas outras pequenas adaptações que o nosso corpo faz e nem percebemos. Podemos dizer que grande parte da memória corporal está registrada na fáscia.

Esse tecido deve estar equilibrado para permitir que o nosso corpo mova-se com fluidez, quando em desequilíbrio, não consegue distribuir adequadamente essas tensões e sobrecarrega as estruturas que envolve, gerando desgastes em articulações, órgãos e demais tecidos.

Os problemas mais comuns relacionados as fáscias são:

Fascite plantar: significa inflamação da fáscia, é a fonte mais comum de dor no pé e calcanhar, sendo também uma das lesões fasciais mais comuns. è a inflamação da fáscia que sustenta o arco plantar, tornando difícil e doloroso caminhar e ficar em pé.

Síndrome da banda iliotibial: comum em corredores, ciclistas e levantadores de peso, causado por uso excessivo da região e falta de técnica correta para realizar um movimento. Por ser usada para estabilizar a articulação do joelho, um sinal comum desta patologia é a presença de dor na região externa do joelho e na banda iliotibial, localizada na parte externa da coxa.

Aderências: as cicatrizes ocorrem à medida que lesões, machucados e cortes cicatrizam, porém grandes cicatrizes podem alterar as estruturas fasciais, modificando a sua dinâmica e plasticidade, podendo gerar desconforto e dor.

Outras causas de problemas fasciais:

Respostas inflamatórias;
Lesões ou traumas;
Problemas posturais;
Cirurgias;
Estresse;
Desidratação;
Estilo de vida;
Movimentos repetitivos.

Como cuidar do seu corpo? Fáscia e espaços corporais?

Cuidando de um desses fatores, os demais serão contemplados.
Parece complicado, porém medidas simples já têm um grande impacto no nosso corpo.
Pense com que frequência você se alonga? Ingere água durante o dia? Quantas horas dorme por dia? Preocupa-se com a qualidade dos alimentos que consome?

Infelizmente as mudanças mais simples, são as mais difíceis de implantar, talvez por dependerem exclusivamente de nós mesmos! Mas não seremos nós os beneficiados com isso?

Vamos cuidar desse corpinho!

Comments are closed.