Colocando a cabeça no lugar! 

Identificar alguns problemas na posição e função da cabeça e do nosso corpo pode ser sim até fácil quando temos olhos para isso. Entender a sua relação, pode parecer mais complexo para alguns, mas cada dia que passa torna-se mais comum.
Algumas alterações já tem relação bem conhecida, como a mordida cruzada, ocorre com o desvio do queixo para um dos lados, osso também conhecido como mandíbula, está muito relacionada à presença de desvios laterais na coluna vertebral.
Um desenvolvimento da mandíbula maior ou menor do que o ideal também impacta nas curvaturas da coluna e por consequência na posição das demais partes do nosso corpo.
A presença de uma vértebra atípica, também pode afetar o equilíbrio da cabeça.
A realização de uma simples restauração dentária também pode gerar muita dor de cabeça.
O formato do arco dos nossos pés impactam no formato da nossa mordida.
Só para citar as alterações mais comuns.
Mesmo que não tenha nenhuma dessas alterações, dores no pescoço estão muito relacionadas ao stress, posição de trabalho e posição que adotamos para dormir.
Os músculos do vídeo da cabeça e do pescoço, mostram a movimentação dessa parte em sincronia como uma engrenagem onde os músculos e demais estruturas funcionam em conjunto como cabos, polias e roldanas…
Quando pensamos no trabalho do dentista, que é milimétrico por ser realizado em uma área pequena, a cervical (pescoço) acaba sendo complexo pelo seu tamanho reduzido em comparação aos demais segmentos e a quantidade de sistemas e movimentos que envolve.
As estruturas responsáveis pelos movimentos dessa região apresentam uma resposta muito intensa quando lesionadas, por possuírem vários sistemas de proteção para a área, gerando quadros importantes de dor que podem permanecer por muitos dias.

O ideal seria identificar essas alterações antes de acontecer um quadro grave de dor, logo sempre que fizer um ajuste da mordida ou do corpo, fique atento às mudanças que vai sentir, pois em caso de dor podem ser pistas valiosas sobre a compensações que o organismo fez.

Em caso de dúvida, procure um osteopata!

Comments are closed.