Osteopatia

É uma terapia que trata distúrbios que vão muito além das dores em ossos e músculos, de maneira rápida e eficaz, abrangendo o corpo globalmente, seu caráter diferenciado está na avaliação global, individualizada e única de cada paciente.

Excelente para o tratamento das dores crônicas ou agudas de um modo geral, porém muito mais que isso, promove ao indivíduo o restabelecimento da sua saúde. Famosa por utilizar manobras com “estalos”, mas a maioria da população desconhece todos os seus benefícios e técnicas empregadas. A Osteopatia vai muito além disso, tendo diversas abordagens para todos os tecidos do corpo, podendo ser aplicada inclusive em crianças recém nascidas, com grandes benefícios. também reconhecida como uma linha de Cuidados de saúde primária.

Saiba mais:

Terapia criada por Andrew Taylor Still 1828-1917, baseada no fundamento holístico de que diversos órgãos e sistemas interagem entre si e quando um deles sofre uma alteração, acaba afetando outra parte ou sistema do corpo. Porém quando essas estruturas estão equilibradas o corpo consegue curar-se.  Utiliza métodos tradicionais da medicina para diagnóstico e tratamento, embora dê maior ênfase aos métodos mecânicos e manipulativos de detectar e corrigir falhas na estrutura corpórea.

É uma terapia com método de avaliação e manobras próprias, sendo essas técnicas de mobilização e manipulação articular bem como de tecidos moles. Através de uma avaliação global do paciente, começa a busca da origem dos problemas ou queixas relatadas pelo mesmo. Essas alterações desestabilizam o corpo deixando-o susceptível a desenvolver quadros de dor e doenças.

As manipulações osteopáticas são de vários tipos, as mais conhecidas são as manobras rápidas de uma ou mais articulações. Conta ainda com as manipulações miofasciais e crânio-sacra. Cada uma dessas com desdobramentos e aplicações distintas.

Sua mais conhecida indicação está no tratamento de distúrbios da coluna vertebral, porém trata o corpo todo, abrangendo todos os seus sistemas (ósseos, digestivos, circulatórios...) recuperando em curto prazo a saúde do indivíduo.

Indicações:

  • Dores agudas e crônicas;
  • Pré e pós-cirúrgico;
  • Alterações de funcionamento digestivo;
  • Cefaleias;
  • Problemas respiratórios;
  • Distúrbios de sono;
  • Dismenorréias (cólicas e dores no período menstrual);
  • Lesões esportivas;
  • Entorses de repetição...

Traje necessário: roupa de ginástica confortável.

Duração de aproximadamente uma hora, tratamento individual.

Comments are closed.