Vamos falar sobre atividade física?

Médicos e todos os outros profissionais da saúde, teimam em sempre indicar a prática de atividades físicas, será por falta de assunto ou real necessidade?

Desde a nossa concepção, tudo em nós está ligado a movimento, nossa movimentação está presente no corpo na vida intra útero, no momento do nascimento o trabalho de parto não é feito só pela mãe, mas uma ação conjunta entre mãe e bebê, e como o próprio nome diz, é trabalho e não soneca de parto!
O movimento faz parte do nosso desenvolvimento e nosso corpo utiliza dessa ferramenta para buscar autonomia e é exatamente isso que devemos ter em mente!
A atividade física é fundamental para a nossa independência gestual, movimentos realizados rotineiramente, realizados sem que pensemos no assunto devem ser indolores.

Pense nas brincadeiras que gostava de fazer quando criança, os esportes mais presentes na sua lembrança, não importa se são mais ou menos dinâmicos, acima de tudo eram prazerosos. Essa é a busca! O movimento traz alívio às estruturas do nosso corpo, além da sensação de leveza.

O ano está acabando, que tal metas pequenas, possíveis, reproduzíveis e perceptíveis para você?
Uma sequência pequena de alongamentos.
Uma caminhada pela sua quadra, dez minutos por dia já bastam!
Dançar, mesmo que sozinho, enquanto cozinha ou faz alguma outra atividade em casa, coloque sua música favorita e tente soltar um pouco o corpo!
Arrume algum armário, aproveite para esticar o corpo, alcançando prateleiras que você quase não usa e dobre as roupas que serão doadas, separe os itens em caixas!

Caso você seja mais ativo, aproveite para pensar se quer melhorar alguma atividade que já pratica ou começar uma nova, qual a sua limitação, tem algum lugar no corpo que precisa de maior atenção e tratamento? Planeje uma ação para resolver isso!

A nossa busca deve ser por alívio, alegria, liberdade. Pense no seu corpo como uma máquina que necessita de atenção, revisão, limpeza… Cuide dessa máquina.

O excesso de peso corporal implica em sobrecarga para o mesmo e é difícil de controlar. Peça ajuda de especialistas, nutricionistas, endocrinologistas, psicólogos, ache o problema e tente solucionar sem complicar muito.

Seja a sua próxima meta e bom exercício!

Um grande abraço,

Comments are closed.