Uma caixa torácica de surpresas


As dores na região superior do tronco podem ser mais complicadas do que parecem e algumas vezes sendo uma surpresa não muito feliz.
Elas podem ser sentidas na região anterior do tórax, acima da região umbilical ou região lateral do tórax e às vezes também na sua região posterior.
O tórax forma uma caixa (daí sua descrição como caixa torácica), que encerra dentro de si, órgãos vitais. Para proteger esses órgãos ele dispõe 12 pares de costelas, articulações cartilaginosas anteriormente, que conferem maior plasticidade e posteriormente são unidas a coluna vertebral sendo a sua região menos móvel.
Essa caixa é fechada por músculos, ligamentos, nervos e vasos.
Temos diferentes causas de dores nessa região, as mais comuns são causadas pelas quebras, trincas ou rachaduras que são geralmente causadas por quedas, traumas de impacto (como acidentes automobilísticos), esportes de impacto (futebol, lutas…). Esses tipos de trauma podem ser graves quando as extremidades ósseas geradas no trauma podem ferir os orgãos próximos como coração e pulmões por exemplo, porém é raro. A maioria desses casos tem uma cura espontânea, devendo ser adequadamente orientado.
A costocondrite também aparece como uma causa de dor nessa região sendo a inflamação da articulação da cartilagem que une a costela ao osso esterno anteriormente. Nesse caso a dor pode vir acompanhada de inchaço, dor intensa principalmente ao mínimo esforço e pela sua localização anterior pode até ser confundida com um ataque cardíaco (também chamada de síndrome costo esternal).
Já a pleurite é uma inflamação na membrana dos pulmões, causando dores fortes nas costelas ao respirar, com origens diversas como infecções, doenças autoimunes, cancerígenas (mais raramente), traumáticas e até efeitos colaterais de medicamentos.
A embolia pulmonar é o bloqueio de uma ou mais artérias pulmonares, geralmente causada por trombos gerados nos membros inferiores, causando dor no tórax, falta de ar e tosse. Essa apresenta um risco de morte e seu tratamento requer o uso de anticoagulantes e em alguns casos procedimentos cirúrgicos.
A pneumonia, gerada pela infecção dos pulmões apresenta como sintomas mais comuns, tosse, dor, febre, calafrios, dor na região das costelas e prinicipalmente dificuldade para respirar.
Com uma dor em queimação que acompanha o trajeto das costelas, o diagnóstico da herpes zóster é feito principalmente pela localização da dor e o surgimento de vesículas. Ocorre pela reativação do vírus da catapora. O tratamento consiste em uso de medicação específica como analgésicos, anti virais e pode ser usado também o laser para melhora do quadro clínico (analgesia e evolução das lesões vesiculares).
A neurite intercostal, é a inflamação dos pequenos nervos que ficam entre as costelas, eles ligam a coluna ao esterno, esse quadro pode surgir após pequenos traumas, intervenções cirurgicas, falta de nutrientes, lesões por radioterapia e quimioterapia. Esses nervos acabam

ficando inflamados, gerando dor parecida com choques, formigamentos e coceiras, tem relação com stress, depressão e ansiedade sendo mais comum em mulheres e idosos. .
O acúmulo de gases na região abdominal também são causas comuns de dores nas costelas, podendo muitas vezes ser confundido com dores cardíacas.
Alguns tipos de câncer são causas mais raras e apresentam sintomas como dor no pulmão, dor óssea e dor na costela, pode estar acompanhada de tosse com sangue e emagrecimento inexplicado.
Entre tantas causas de dor nesse região, a mais temida, é o ataque cardíaco, ou infarto. Com os sintomas mais conhecidos de dor na região central ou mais à esquerda do tórax, dor nos braços (principalmente o esquerdo), dor nas costas e na região do queixo. Outros sintomas também são comuns, porém menos conhecidos, tais como, azia, dor em região estomacal, queda de pressão e desfalecimento. Caso esteja acompanhando uma pessoa com esses sintomas, busque ajuda imediatamente, deixe a pessoa em um ambiente arejado e com roupas leves.
O público feminino menospreza essa doença, porém ela também é muito comum aqui.
Contudo a causa mais comum de dor nessa região, é a contratura muscular, gerando uma dor mais leve e pode ter um pequeno edema local, também conhecida como síndrome miofascial. Chamada de síndrome dolorosa miofascial, que imita os sintomas da dor intercostal!
A dor nessa região, merece especial atenção para tratamento adequado!


Comments are closed.