Qualidade de vida e capacidade de adaptar-se… Sim, ainda estou falando em alongamento!

Sempre que converso sobre qualidade de vida, capacidade de adaptar-se a situações de stress, é impossível pensar nisso sem implementar a prática de alongamentos na rotina diária, esses movimentos simples e feitos de modo sistemático, fazem a manutenção das estruturas musculares do nosso corpo, bem como das articulações, ossos e demais estruturas, tendo impacto até mesmo em nossos aspectos mentais, já que quando temos que nos adaptar a uma situação, isso gera um impacto no nosso corpo, que repercute na nossa postura. Ter um corpo flexível e adaptável é fundamental para a rapidez das nossas respostas.

Mesmo sendo sedentário, você pode adotar uma sequência simples de gestos que garantirão a boa realização de gestos corriqueiros como os da higiene pessoal, atividades diárias da sua vida (pentear cabelos, vestir-se, andar, flexionar os joelhos…).
Vamos citar alguns:
Ainda deitado: estique todo o corpo, acorde com calma para poder levantar com cuidado e atenção, despertando o seu corpo.
Sentado na cama: pés apoiados no chão, estique os braços acima da cabeça, com calma, solte o ar enquanto faz isso. Vá no seu limite.
Sentado na cama: realize movimentos lentos com a cabeça, de um lado para o outro e depois em círculos, para um lado e depois para o outro.
Em pé: tente fazer isso, em um lugar em que possa apoiar as mãos, faça movimentos alternados de ficar nas pontas dos pés e descer, caso consiga pode apoiar-se nos calcanhares, caso não tenha nenhuma alteração de equilíbrio.
Em pé: afaste os pés lateralmente, um pouco mais que a largura do quadril, apoie as mãos na cintura e faça movimentos circulares, lentos, primeiro para um lado e depois para o outro.

Temos um número incontável de alongamentos descritos, caso precise você consegue achar facilmente.
Porém caso não faça nenhum ainda, comece com esses acima citados e vou falar um pouquinho sobre peças que podem auxiliar as pessoas que já estão fazendo alongamentos sozinhos.
Alongamentos passivos: são realizados utilizando uma força externa, essa pode ser feita com um acessório pela própria pessoa ou a força pode ser realizada por um terceiro (treinador, fisioterapeuta, amigo…). Falando sobre os acessórios, que foram mais usados desde a pandemia, já que a maioria começou a treinar sozinho em casa, temos as faixas de tecidos e faixas elásticas. Esses instrumentos são muito práticos, pois tem um custo relativamente baixo, não ocupam um espaço significativo e são facilmente usados, ao realizar o seu alongamento, a faixa vem para que você consiga aumentar o seu ganho no alongamento, aumentando a tensão da faixa, respeitando o seu limite, consegue melhorar a sua performance de maneira segura e funciona também como uma ferramenta para sentir a sua evolução de ganho no movimento.
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o tema, que tal esse desafio?
Faça cinco alongamentos, todos os dias pela manhã ou ao final do dia, por duas semanas, depois disso me conte como ficou? Como sente o seu corpo?
Um grande abraço e um excelente treino!
Adriana P S Vinha.

Comments are closed.