O quadril e a sua dinâmica 

A incidência de dores no quadril, segue alta. Como e por que uma articulação tão forte acaba sendo tão acometida por lesões seria uma uma boa pergunta mecânica.
Vamos partir do ponto que o nosso corpo é dinâmico e está em constante mudança, isso para atender às nossas necessidades que estão mudando dia a dia, os gestos se adequam para realizar novos gestos e o nosso corpo acaba sendo moldado por essas novas funções.
Quando migramos da posição de quatro apoios para apenas dois, isso foi feito gradativamente, com erros e acertos e o indivíduo ou subespécie que não se adaptava ia se perdendo nesse caminho evolutivo.
O nosso quadril por exemplo, passa a ser mais vertical para aumentar a área de fixação dos músculos que vão nos manter em pé, nosso centro de equilíbrio também é modificado e o modo como enxergamos o mundo é literalmente outro, passamos a ver tudo de cima!
As pernas são agora capazes de realizar uma gama enorme de movimentos, para isso tem um encaixe feito não só por superfícies ósseas como também por estruturas ligamentares, capsulares que vão manter e promover tanto os movimentos quanto a estática do corpo.
A posição sentada, acaba gerando um aumento de pressão, tensão interna nessa articulação, com isso a produção de líquido sinovial acaba sendo diminuída e começam a surgir dores e desgastes nesta região.
A rotina da maioria das pessoas acaba sendo a maior parte do dia, sentados por longos períodos, com alimentação de rápido consumo (alimentos processados e falta de pausa para uma alimentação correta), baixa ingestão de água e falta de atividades físicas mantidas por uma agenda profissional muitas vezes extenuante.
Parece um exagero falar nessas coisas, ou mesmo tirar a responsabilidade do fisioterapeuta, osteopata (e profissionais da saúde) no cuidado da dor, mas vale lembrar que o SEU CORPO É A SUA MORADA, SOU NO MÁXIMO A ZELADORA DELE!
Então, como cuidar do quadril?

Mantenha-se ativo, comece devagar, mas comece!
Hidrate-se!
Prefira ingerir alimentos de qualidade!
Cuide do seu peso, o aumento de peso, aumenta a sobrecarga nessa articulação.
Evite treinos sem nenhum tipo de orientação, podem acabar lesionando o seu corpo também, tudo tem medida!
Sentiu dor! Procure ajuda especializada!

Comments are closed.