Neuroma de Morton 


Já ouviu falar sobre isso?
Esse é um diagnóstico que vez ou outra acaba aparecendo no consultório,!com um tanto de insegurança. O quadro de dor, costuma ser importante e a orientação comum é de que o tratamento conservador não funciona e deve-se partir para o cirúrgico logo. Será?
Parte do processo de cura está em entender o que temos e porque.
O que é então?
O Neuroma de Morton é um espessamento do nervo que passa entre o terceiro e quarto dedos do pé (área mais comum). A ocorrência de microtraumas e descarga de peso inadequada na região, bem como o uso frequente de sapatos de câmara anterior mais estreita, são alguns dos fatores predisponentes! Apresenta maior incidência em mulheres do que em homens.

É uma alteração benigna, que tende a evoluir bem quando corretamente orientada.
Veja algumas das medidas imediatas a tomar:

Evite calçados com salto muito alto,
Escolha sapatos com ponta arredondada ou quadrada, que não comprimam os dedos dos pés.
O uso de palmilhas acolchoadas podem diminuir os sintomas.
Evite a prática de atividades físicas com impacto (pelo menos nesse momento).
Tente não permanecer grandes períodos em pé.

Na sequência vamos ao tratamento conservador:

Uso de analgésicos quando necessários.

Técnicas analgésicas de fisioterapia.

Osteopatia: a avaliação de todo os eu corpo, mecânica, tecidos envolvidos e sua dinâmica de vida são alguns dos aspectos abordados.
A manipulação do pé como um todo, bem como seus tecidos e articulações também será realizada. A conduta pode passar pelo corpo como um todo, quando necessário, mas terminará no seu ponto de queixa.

Quando medidas conservadoras não são suficientes, pôde-se eleger técnicas mais invasivas, realizadas por médicos especialistas. Dentre elas podemos citar as infiltrações e por último, as cirurgias ( que podem ser na região dorsal ou plantar do pé).

Comments are closed.