Godelieve Denys Struyf e suas cadeias musculares

Madame Godelieve, uma fisioterapeuta e osteopata, nasceu no Congo, onde viveu até os seus dezesseis anos, para depois ir com a família para a Bélgica, onde fez uma primeira formação em Belas Artes, aperfeiçoando seu dom de retratista. Foi uma das primeiras que associou os aspectos psico-comportamentais ao seu método criado entre 1960/1970.
Para ela, todas as vivências individuais deixam marcas e características moldadas no corpo.
Separou os músculos em grupos musculares, que exercem determinadas funções em conjunto com os demais, esses denominou “cadeias musculares’”, as quais possibilitam que o corpo exerça determinadas funções.
Com seus retratos ensinava seus alunos a “verem” seus pacientes. Baseou-se em outros métodos que tinham em comum acreditar que os músculos do nosso corpo são um grande tecido fibroso.
Ela inova ao inserir nas causas de alterações posturais e funcionais muito mais que as estruturas físicas do corpo, incluindo fatores psicológicos, sociais, profissionais, ambientais, familiares.
A grande virada desse método para mim, é poder fazer uma leitura corporal, gestual e psicológica (superficial), que nos permite, identificar em cada um, seus pontos fracos e fortes!
Além de usar esse método como terapia na minha clínica (ele acaba sendo mesclado a outras técnicas e formações que fiz, de acordo com a necessidade de cada caso), possibilitou a realização de uma outra abordagem completamente diferenciada, a Consultoria Postural em GDS.
O que é isso?
Uma avaliação postural totalmente diferenciada, voltada para o campo profissional ou pessoal, que busca no corpo marcas "impressas", ou seja, alterações posturais que dificultem ou atrapalhem a tomada de decisões em um processo terapêutico. Aqui a avaliação é feita com um outro olhar, voltada para a busca de aptidões e preferências profissionais. Tem a duração de uma hora e meia aproximadamente e é finalizada com um atendimento postural para dar o Start no seu processo de mudança, te ajudando a virar a chave!

Um outro grande nome nesse campo que foi um divisor de águas na minha vida, enquanto migrava da graduação de Odontologia para a Fisioterapia, foi Madame Thérèse Bertherat, criadora da Antiginástica. Esbarrei com um livro dela na biblioteca da minha faculdade e me apaixonei por esse entendimento tão inovador (para a época dela) e da graduação atual, que acabei trilhando esse feliz caminho! Meu momento mágico da vida profissional!
Vou deixar para vocês aqui a indicação desse livro, que adoro!

O Corpo Tem Suas Razões - SEBO JB LIVROS | Estante Virtual

Comments are closed.